no comments

Biomédicos Estetas conseguem comprar Botox

Atenção biomédicos estetas tomem cuidado, o Botox – toxina botulínica da marca Allergan é vendida ilegalmente, não compre.

Publicamos há alguns dias uma denúncia de que médicos estariam vendendo, Botox – toxina botulínica da marca Allergan distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS) ilegalmente. Resolvemos pesquisar mais detalhes sobre a marca e o que descobrimos é muito importante para os biomédicos estetas.

De acordo com uma funcionária da Allergan, a venda dos produtos é feita por representantes contratados pela empresa, esse trabalho não é terceirizado. Não existe uma representação ou distribuição desses produtos, mas sim consultores da própria empresa que vendem exclusivamente para médicos.

A empresa proíbe a venda desses produtos para biomédicos estetas, farmacêuticos estetas e dentistas. Eles entendem que estes profissionais podem realizar procedimentos com esses medicamentos, mas não emitem notas fiscais em seu nome.

Esquema de venda ilegal de produtos da marca

Biomédicos estetas fiquem atentos, no Brasil há muitas quadrilhas, vendendo esses produtos ilegalmente, no último dia 18 de outubro, uma delas foi presa em Salvador. Os suspeitos foram flagrados comprando produtos estéticos em uma farmácia, com receituários falsificados de médicos.

  • Quadrilha Botox
  • Policia 01
  • Quadrilha Botox

Quadrilha é presa em Salvador por comercializar produtos estéticos ilegalmente

Segundo denúncias os próprios médicos se aproveitam que apenas eles tem acesso a compra da Allergan, adquirem os produtos da marca, e passam para outras pessoas revenderem de forma ilegal, para outros profissionais, mas cuidado não caia nessa cilada.

Imagine que você compre o Botox, aplique no seu paciente e aconteça algum tipo de reação. Quem irá lhe ajudar tecnicamente com o produto? Quem irá fazer uma possível troca do produto?  Os vendedores ilegais, não irão lhe dar o devido suporte.

Outro fator importante, é que se houver uma possível visita da vigilância sanitária em seu estabelecimento e você não tiver os documentos que comprovem de onde veio cada produto, você poderá ser autuado. O lote do produto será rastreado até a empresa, eles vão descobrir que o produto foi comprado por vendedor clandestino e isso irá gerar inúmeros problemas para você, a sua clínica e toda a classe profissional.

Portanto, compre de empresas que vendem esses produtos de forma adequada, existem inúmeras marcas no mercado de qualidade, que dão o mesmo resultado. Tenha ética profissional, assim você não se prejudica e nem fere a imagem da sua classe.

Para denunciar vendedores clandestinos da Allergan envie um e-mail para: botox_br@allergan.com

Quais as consequências para quem adquirir produtos estéticos de forma ilegal?

A menor consequência é para o profissional, que deverá ser autuado, e se comprovado que ele comprou o produto ilegalmente poderá ser preso e terá o seu certificado cassado. Porque isso acontece? Temos informações de diversos casos de autuação da Vigilância Sanitária, que ao identificar o produto na clínica, solicitou as notas, receitas e documentação.

Se você não apresentar essa documentação, terá que explicar aonde comprou o produto, esse medicamento será rastreado, o laboratório de fabricação será identificado e por consequência o comprador oficial será revelado e também irá responder pelo crime de venda ilegal de produtos.

A maior consequência é para a classe envolvida, atualmente existe uma luta muito grande para que tudo fique regularizado e as classes de saúde possam atuar de forma legal. Se houver um escândalo que envolva um profissional destas classes Biomedicina, Odontologia ou Farmácia, pode mudar a visão dos juízes, que tem o poder de decisão.

Por esse motivo nós nos perguntamos será que os envolvidos nessas quadrilhas de venda ilegal de medicamentos estão visando apenas o lucro? Infelizmente eles ganham muito dinheiro com isso, o grupo de Salvador, por exemplo, em um ano, lucrou R$ 1 milhão.  Ou eles também querem prejudicar as demais classes?

Sabemos que entidades médicas entraram com inúmeras ações na justiça buscando impedir que os demais profissionais atuassem na estética. Hoje, um escândalo envolvendo uma destas áreas poderia acarretar no cancelamento da permissão de atuar no mercado. Solução simples não?!

Portanto, é de suma importância que você esteja consciente de que o ato de uma pessoa pode prejudicar uma classe inteira. Proteja o seu direito de atuar, proteja a sua classe!

Curso de Botox Toxina Botulínica e Preenchimento Básico Nepuga
Assessoria de Imprensa | Blog Biomedicina Estética

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.