195comments

Dúvidas Frequentes

Leia também: 28/10/2016Decisão do TRF-1 restaura o direito dos Biomédicos realizarem todos os procedimentos estéticos respaldados nas Resoluções do CFBM

1. A Biomedicina Estética é área de atuação do Biomédico habilitado?

R: Sim. Desde o dia 10/10/2010, dia da aprovação em Plenária da Biomedicina Estética, por meio da Dra. Ana Carolina Puga, o biomédico já pode atuar com Estética valendo-se de seu diploma.

Para isso, tal biomédico deve estar devidamente capacitado para a realização de determinados procedimentos estéticos. O CFBM já reconhece a Biomedicina Estética como área de interesse e habilitação para os biomédicos.

Isso significa que os CRBM’s devem seguir as decisões e determinações do CFBM. Então, a atuação já pode ser como biomédico esteta devidamente reconhecido e autorizado pelo CFBM mediante cumprimento dos critérios necessários para obter habilitação em Biomedicina Estética.

Assim como na acupuntura, quando antigamente inúmeros biomédicos exerciam tal função sem haver regulamentação, a área da biomedicina estética passou a ser realidade como uma grande possibilidade para os biomédicos que desejam atuar de forma terapêutica, fazendo uso e pleno exercício de seus conhecimentos e práticas basilares obtidos em curso de graduação em Biomedicina, bem como em cursos de aprimoramento profissional e pós-graduação em Biomedicina Estética. E que por sinal, a cada dia há mais biomédicos capacitados e qualificados para atuar em prol da saúde e bem-estar social.

2. Como escolho minha Pós-graduação em Biomedicina Estética?

R: Vá para a melhor escola de estética que conseguir ser admitido, que puder pagar e pelo tempo que você dispõe Como em todas as coisas importantes, numa pós-graduação a qualidade é importante.

Existem inúmeras escolas no Brasil que oferecem tais especializações. Nem é preciso dizer que elas não são iguais. Por qualidade inclua em sua análise as seguintes variáveis:

  1. Alunos satisfeitos e Ex-alunos inseridos no mercado de trabalho
  2. Metodologia e Turmas
  3. Reputação da Escola
  4. Professores e Corpo Docente
  5. Localização e Instalações

Pesar todas as variáveis acima é de essencial importância, pois este é um investimento que terá influencia e consequências importantes para toda a sua carreira. Decidir por uma pós-graduação representa um investimento para o resto de sua vida.

Recomendação de Pós-Graduação em Biomedicina Estética.

3. Como eu faço para obter melhor capacitação e qualificação na Biomedicina Estética?

R: Se você busca por uma rápida inserção no mercado de trabalho, não pode deixar passar a oportunidade de começar a trabalhar imediatamente, tem a oportunidade de conquistar aquela vaga de emprego como biomédico esteta e responsável técnico, já tem uma clínica ou consultório para atender, ou já está decidido em abrir sua clínica de biomedicina estética, então você tem o perfil de seguir em frente fazendo a pós-graduação em biomedicina estética, que é só permitida para biomédicos formados, e também deve conferir a agenda de cursos em biomedicina estética em todo o Brasil. Esta também é uma opção permitida para os estudantes dos últimos períodos da faculdade de Biomedicina.

Recomendamos fazer cursos livres e pós-gradução. A primeira aprimora a sua prática nos procedimentos, permitindo aperfeiçoamento para biomédico esteta já habilitado ou aptidão imediata para atuar com pacientes e para se inserir no mercado de trabalho sob responsabilidade técnica de terceiros. A pós-graduação lhe dá o título de especialista em biomedicina estética, lhe dá uma formação mais abrangente, completa e torna-lhe um(a) profissional mais valorizado(a) pelos seus pacientes e sociedade.

4. Quais são os pré-requisitos para eu atuar na estética como Biomédico Esteta?

R: Estar habilitado pelo CRBM de sua região e ser especialista em Biomedicina Estética, estar em dia com o registro e as mensalidades junto ao CRBM de sua região é obrigatório sempre que o profissional for atuar enquanto biomédico.

5. Qual é a vantagem de o Tecnólogo em Estética e Técnico em Estética estarem associados aos CRBMs?

R: Ter um Conselho de Classe que reconhece e respeita sua profissão é a melhor maneira de lhe dar toda a cobertura de direitos e competências de atuação contra as outras classes da saúde que tentam impedir o exercício de sua profissão e os seus direitos. Regularize-se

6. Ao montar meu consultório e/ou clínica de Biomedicina Estética, este deve estar regularizado junto ao CRBM?

R: Sim. O estabelecimento sob a Responsabilidade Técnica do Biomédico, mesmo sendo para fins estéticos, deve ter registro junto ao CRBM.

7. Como faço para me habilitar como Biomédico Esteta?

R: 1ª Opção – Prova de título da ABBM (somatório de pontuações nos quesitos abaixo)

  • Cursos práticos (40 horas) reconhecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB):
  • Cursos livres em Biomedicina Estética e Saúde Estética ministrados por biomédicos habilitados e profissionais da saúde;
  • Participação em Congressos em Saúde Estética e Congressos da SBBME;
  • Extensões universitárias presenciais e a distância em: Biomedicina Estética e Saúde Estética;
  • Tempo de experiência na área.

2ª Opção – Pós-graduação em Biomedicina Estética e Saúde Estética (mínimo de 360 horas) – reconhecidas pela CAPES do MEC

3ª Opção – Estágio supervisionado durante graduação (500 horas) – reconhecido pelo CFBM e IES

8. Que cursos dão condições ao profissional da saúde formado em Biomedicina para atuar com procedimentos estéticos?

R: Serão reconhecidos os certificados de cursos de estética voltados para profissionais da área da saúde e que ensinem procedimentos estéticos que estão em acordo com o CFBM. Regularize-se

9. O biomédico esteta e o esteticista, em seu exercício na estética, podem realizar avaliações, consultas e, conseqüentemente, diagnosticar disfunções estéticas?

R: O entendimento geral garante que sim e que disfunção estética não é doença permitindo o exercício de consulta e diagnóstico de fins estéticos como de praxe de todo o profissional da estética.

10. Porque a Biomedicina Estética foi reconhecida como uma nova habilitação para o biomédico?

R: Atuar terapeuticamente com os tratamentos estéticos dá ao biomédico uma melhor chance de inserção no mercado de trabalho que mais cresce na saúde, com melhores condições de remuneração e satisfação profissional. A grande saturação do mercado nas tradicionais habilitações já existentes é mais um motivo para os biomédicos descobrirem novas habilidades e expectativas. Temos plenas condições de atuar na estética de forma competitiva e diferenciada das demais classes da saúde. O reconhecimento do CFBM e dos CRBMs já existe! E, a SBBME estará dando toda assistência à classe, reivindicação atendida por inúmeros biomédicos que estão atuando e desejam atuar neste mercado de trabalho.

11. O biomédico com habilitação em Biomedicina Estética pode assumir responsabilidade técnica sem depender de outro profissional assinando por ele?

R: Sim, o profissional habilitado em Biomedicina Estética, o biomédico esteta, desde já não necessita de outro profissional assinando por ele, ou que assuma a supervisão/responsabilidade técnica, quando são exercidos procedimentos de fins estéticos invasivos não-cirúrgicos e com medicamentos não-controlados, pois estes tipos de intervenções estão em acordo com as regulamentações da Biomedicina e leis vigentes. Todos os procedimentos afins são de total competência, domínio, autonomia e responsabilidade técnica ético-legal do profissional biomédico. Pois seus conhecimentos basilares, em sua maioria obtidos em graduação e por meio de procedimentos biomédicos similares já realizados combinados a educação continuada, são suficientes para abrir caminhos e prerrogativas para que o biomédico exerça as mais diversas variedades de procedimentos estéticos que o valorizam e o diferenciam no mercado de trabalho. A Biomedicina é uma das profissões mais versáteis na área da saúde e não há quaisquer impedimentos éticos-legais junto à atuação na estética. O que é preciso é combater o preconceito e corporativismo oriundos de outras classes da saúde.

12. Os esteticistas podem realizar drenagem linfática, operar equipamentos biotecnológicos e realizar todos os demais procedimentos estéticos faciais e corporais?

R: Sim, o Tecnólogo e Técnico em Estética podem realizar todos os procedimentos relacionados na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) das Esteticistas. A partir de 2012, com a orientação do SINDEST, os Conselhos de Biomedicina estarão divulgando as competências e funções cabíveis aos Tecnólogos e Técnicos em Estética. O intuito dessa medida é cristalizar o reconhecimento e a regularização das atividades profissionais dos Esteticistas perante à sociedade, Vigilância Sanitária e, evitar que as demais classes da saúde tomem o espaço de direito dos Esteticistas. Faça a busca neste link: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf

*Fonte: http://sindestsp.blogspot.com/

13. Qual é a diferença entre biomédicos estetas e as esteticistas? Eles trabalham de maneira independente ou em parceria?

R: Os biomédicos estetas e os esteticistas hora atuam em campos distintos, complementares e não-concorrentes da Estética, sendo que os biomédicos estetas atuam mais focados nos procedimentos perfurocortantes, injetáveis e escarificantes, como a aplicação de Toxina Botulínica, Intradermoterapia, Preenchimentos, Fios de Sustentação, Microvasos, Microagulhamento, Lasers e Biotecnologias de alta potência, Peelings Médios e entre outros, e também, na realização de exames para fins de triagem.

Enquanto as esteticistas continuam atuando com procedimentos corporais e faciais pelo uso de lasers frios, rádiofrequencia, peelings superficiais, ultra-sons e demais procedimentos manuais como a drenagem linfática, limpeza de pele, bambuterapia e pré/pós operatório.

Escreva nesta página suas dúvidas nos comentários abaixo: seja bem vindo(a) e participe do Portal da Biomedicina Estética!

Biomedicina Estética
Blog da Biomedicina Estética é um site de informações para o biomédico esteta que deseja atuar na área da Biomedicina Estética, a área que mais cresce em toda a Biomedicina.

195 Comments

  1. Giacomelli
    • Biomedicina Estética
      • Giselle
        • Biomedicina Estética
  2. Fabi
  3. Laura
  4. Nathalia Lourenço dos Reis Mantovani
        • Biomedicina Estética
  5. Nathalia Mantovani
    • Biomedicina Estética
  6. Emmanuela
    • Biomedicina Estética
  7. tataiana
  8. Rodrigo
    • Biomedicina Estética
  9. Carolina
    • Biomedicina Estética
  10. maria cristina ferreira soares
    • Biomedicina Estética
    • Mariane
  11. Thaís Bortolin
    • Biomedicina Estética
  12. Larine
    • Biomedicina Estética
  13. Josy
    • Biomedicina Estética
  14. cristiane
    • Biomedicina Estética
  15. Regina
    • Biomedicina Estética
  16. gessiara
    • Biomedicina Estética
  17. karla
    • Biomedicina Estética
  18. Jéssica Paixão
  19. Luciana Felix de Oliveira
    • Biomedicina Estética
  20. RAIMUNDA MONTEIRO
    • Nepuga São Paulo
  21. RAIMUNDA MONTEIRO
  22. juliana monteiro
  23. Rafael
  24. Marusca
    • Biomedicina Estética
  25. Jamile Miranda
    • Biomedicina Estética
  26. RENATA MENDONÇA
    • Biomedicina Estética
  27. Adriana
    • Biomedicina Estética
  28. Thaiane
    • Biomedicina Estética
  29. Thalia
    • Biomedicina Estética
  30. Paulo
    • Biomedicina Estética
      • Paulo
        • Biomedicina Estética
          • juliana
          • Biomedicina Estética
  31. Paulo
    • Biomedicina Estética
  32. Natalia
  33. rodrigo
    • Biomedicina Estética
  34. pamelasuzano25
    • Biomedicina Estética
      • pamelasuzano25
  35. Patricia
    • Biomedicina Estética
      • Patrícia
  36. Luciane
    • Biomedicina Estética
  37. Alice
    • Biomedicina Estética
  38. Milena
    • Biomedicina Estética
      • Jaqueline
        • Biomedicina Estética
  39. Leticia Tavaress
    • Biomedicina Estética
  40. Cristiane Pereira
    • Biomedicina Estética
  41. jamiledelfino23
    • Biomedicina Estética
  42. Gui
  43. lygia
    • Biomedicina Estética
  44. Clara Dayane
    • Biomedicina Estética
  45. Mary
    • Biomedicina Estética
  46. Cristiane
    • Biomedicina Estética
      • lipecris07
        • Biomedicina Estética
  47. Marina
    • Biomedicina Estética
  48. fernanda
    • Biomedicina Estética
  49. PATRICIA
    • Biomedicina Estética
  50. Fernanda
    • Biomedicina Estética
  51. Tamili Frascione
    • Biomedicina Estética
  52. ANA PAULA
    • Biomedicina Estética
  53. Thaís Valença
    • Biomedicina Estética
  54. Fernanda
    • Biomedicina Estética
      • Fernanda
  55. Adriana
    • Biomedicina Estética
  56. Adriana
    • Biomedicina Estética
  57. tais
    • Biomedicina Estética
  58. Andressa
    • Biomedicina Estética
  59. Renata
    • Biomedicina Estética
  60. Patricia
    • Biomedicina Estética
  61. Regiane
    • Biomedicina Estética
  62. Luanna
    • Biomedicina Estética
  63. Rafa
    • Biomedicina Estética
  64. Marcela
    • Biomedicina Estética
  65. Jane Sylvia Almeida Muniz
    • Biomedicina Estética
  66. Bruna
  67. DANIELA ASSIS
    • Biomedicina Estética
  68. Lara Forte
    • Biomedicina Estética
  69. Luiza
    • Biomedicina Estética
    • Biomedicina Estética
  70. Kedna Jihane
    • Biomedicina Estética
  71. Jéssica de Paula Oliveira
  72. ANDERSON
    • Biomedicina Estética
  73. edileuza mota cividanes
    • Biomedicina Estética
  74. Pam Freitas
    • Biomedicina Estética
  75. erivelto herzt
    • Biomedicina Estética
  76. Ana Gabriella
    • Biomedicina Estética
  77. Evelin Carrias da Silva
    • Biomedicina Estética
  78. Camila
    • Biomedicina Estética
  79. Maria Ferreira
    • Biomedicina Estética
  80. Mariana
    • Biomedicina Estética
  81. mislaine cruz
  82. Raquel
    • Biomedicina Estética
  83. Muriel Munhos
    • Biomedicina Estética
  84. Eliane Pinto barata
    • Biomedicina Estética
  85. Carla Vaz
    • Biomedicina Estética
  86. Raul Castilho
    • Biomedicina Estética
  87. Fernanda Fernandes de Sa
    • Biomedicina Estética
  88. Sousa
    • Biomedicina Estética
  89. ELIANE APARECIDA BORGES
    • Biomedicina Estética
  90. Sandro Sant'Anna
    • Biomedicina Estética
  91. Bruna
    • Biomedicina Estética
  92. Henrique
    • Biomedicina Estética
  93. Franciele de Sousa Piau
  94. Assessoria de Imprensa | Blog Biomedicina Estética