no comments

Evento de Saúde Estética debate sobre temas importantes para o setor

Veja um resumo do que aconteceu no Simpósio de Saúde Estética e Ortomolecular de Curitiba

Na última sexta-feira (10), foi a vez dos curitibanos participarem do Circuito de Simpósios de Saúde Estética e Ortomolecular da Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética (SBBME), para se atualizar sobre as novidades, tendências e ações desenvolvidas pelo setor neste ano.

O simpósio, que começou às 09h, foi realizado no Centro Universitário Unibrasil, onde biomédicos e demais profissionais da saúde estética de diferentes cidades, puderam se conectar com líderes de renome no mercado e participaram de discussões com especialistas nos campos de envelhecimento e emagrecimento saudável, o procedimento de lipo de papada, tratamentos para celulite, influência hormonal, marketing, entre outros.  

A presidente e fundadora da SBBME, Dra. Ana Carolina Puga, discursou sobre a importância da união das classes dos profissionais estetas, biomédicos, farmacêuticos e enfermeiros para lutar juntos pelas constantes afrontas de outras classes profissionais. “Seja biomédico, enfermeiro ou farmacêutico estar na estética é estar capacitado”, – disse a Dra.

Confira o que foi apresentado no evento:

O farmacêutico esteta, Dr. Gilmarcio Martins palestrou sobre o Fibro Edema Gelóide (Celulite), e explicou como é a prática clínica no tratamento para a celulite. “Qual técnica eu uso?Adianta usar uma única técnica? A resposta é não, porque a celulite é uma decorrência de fatores. Então se seu associar técnicas eu vou ter uma resultado mais satisfatório e muito mais rápido” – explicou o Dr. Gilmarcio durante a palestra.  

A Dra. Ana Carolina Puga também foi uma das palestrantes do simpósio e apresentou os temas: “Emagrecimento Saudável associado a estética e longevidade” e “Envelhecimento Saudável”. A Dra. Ana Carolina fala sobre um novo conceito implantado nas clínicas de estética mais modernas, os tratamentos ortomoleculares, que tratam o paciente de dentro para fora e o orientam a ter um estilo de vida mais saudável para evitar doenças como diabetes, obesidade, Alzheimer, entre outras.  

O simpósio também contou com a participação do Dr. Anderson Spínola, presidente da SBBE, que explicou sobre o panorama atual da enfermagem na saúde estética. E respondeu a seguinte pergunta: “É possível atuar na enfermagem estética de forma legalizada?”

Em outra palestra a discussão foi sobre a “Influência Hormonal na Saúde e na Estética”, com a farmacêutica e bioquímica Ursula Tomal, que explicou como funciona a “Cascata da Formação Hormonal”. Segundo ela um profissional da estética que tiver conhecimento ortomolecular conseguirá realizar uma anamnese completa no paciente e poderá tratá-lo de uma forma muito mais eficaz.

Uma das tendências do setor neste ano foi o aumento do número de procedimentos de Skinbooster e Lipo de Papada, o farmacêutico Dr. Pedro Néia é especialista no assunto e explicou em detalhes como cada um destes procedimentos é realizado. Além disso, ele destacou a importância de estar bem preparado para realizar tais tratamentos, que hoje estão entre os 5 mais procurados pelas brasileiras.

O Subdelegado da Seccional de Biomedicina do Rio de Janeiro e autor da página Biomedicina da Depressão, Dr. Raphael Rangel apresentou o tema “Ética e Estética – Desafios e Possibilidades”. Ele ensinou aos profissionais presentes como usar o marketing ao seu favor, o que pode e o que não pode ser divulgado sobre os procedimentos estéticos nas redes sociais, sem infringir as regras do Código de Ética de cada profissão, e quais as penalidades para quem realiza essas infrações.

Os profissionais participantes também receberam dicas de uma coaching de carreira, a psicóloga Cintia Pezzi. A coaching orientou os presentes a “Como ser autor da sua própria história”, e falou sobre a necessidade de se ter um mentor ou uma referência na carreira que o profissional pretende seguir.

Outro assunto que chamou a atenção no evento foi “Os aspectos relevantes da Vitamina D3 e suas funções recém descobertas, assim como a sua importância no processo de envelhecimento”, palestra apresentada pelo biomédico esteta Rodrigo Noronha.

Profissionais recebem orientação de como agir diante de complicações

O Simpósio de Curitiba contou também com uma Mesa Redonda com a participação de diversas autoridades que participaram do evento, a Dra. Ana Carolina Puga, Dr. Anderson Spínola, Dr. Gilmarcio Martins, Dr. Pedro Néia e o Dr. Raphael Rangel, que discutiram sobre o tema “Complicações e resultados indesejáveis nos procedimentos estéticos injetáveis”.

Durante a mesa redonda eles comentaram sobre alguns casos que vivenciaram ou lhes foram apresentados por alunos e explicaram como agiram diante de cada um deles. Neste momento, a platéia formada por diversos profissionais e estudantes de saúde estética, aproveitou para tirar dúvidas sobre os procedimentos estéticos e suas complicações.

Esse foi o último evento do Circuito de Simpósios 2017 da SBBME, no próximo ano os Simpósios começam em março pelas cidades de Salvador e Goiânia.

Curso de Lipo de Papada
Assessoria de Imprensa | Blog Biomedicina Estética

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.