no comments

A importância de realizar a sua pós-graduação em uma instituição educacional sólida

É cada vez mais importante que o aluno pesquise bem antes de investir em um curso de pós-graduação

Estamos no final do ano, época em que começam as ofertas de cursos de pós-graduação, por isso pesquisamos algumas informações importantes para você que deseja fazer a sua primeira especialização.

Qual a primeira coisa que eu devo saber ao pesquisar uma pós-graduação? Você precisa saber se o curso que você deseja fazer é cadastrado pelo E-MEC, mas como descobrir isso?

Como funciona a oferta de cursos de Especializações Presenciais

Os cursos de especialização presenciais são de livre oferta por Instituições de Ensino Superior credenciadas, não havendo necessidade de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento pelo MEC nem mesmo restrição geográfica para sua implantação, bastando que atendam os requisitos da Resolução CNE/CES no 01, de 8 de junho de 2007.

A regularidade dos cursos pode ser verificada no Cadastro e-MEC, um sistema eletrônico do Ministério da Educação para consulta on-line sobre a situação de Instituições de Ensino Superior credenciadas, cursos de graduação e de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais ou à distância. Esse banco de dados, disponível em http://emec.mec.gov.br, contém um módulo chamado de Cadastro Nacional de cursos de pós-graduação lato sensu (especialização), instituído pela Resolução CNE/CES nº 2/2014, que tem o objetivo de informar aos interessados quais são os cursos de especialização considerados regulares perante a legislação educacional.

De acordo com o MEC: O e-MEC foi criado pela Portaria 40/2007 para fazer a tramitação eletrônica dos processos de regulamentação. Pela internet, as Instituições de Educação Superior fazem o credenciamento e o recredenciamento, buscam autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação. No caso das pós-graduações é apenas obrigatório o registro dos polos e coordenador no E-Mec. Em funcionamento desde janeiro de 2007, o sistema permite a abertura e o acompanhamento dos processos pelas instituições de forma simplificada e transparente. Acesse e-Mec.

Cuidado com a coordenação da pós

Outra informação importante é que para o curso de pós-graduação ser válido é preciso ter um coordenador com mestrado stricto-senso. Se o coordenador anunciado não possuir a referida titulação, mesmo que ainda esteja em curso, a pós-graduação é considerada irregular.

Cuidado com propagandas enganosas

Institutos de pós-graduações que não possuem credenciamento junto ao MEC obrigatoriamente precisam ter parceria de cooperação técnica com uma IES credenciada (Faculdade, Centro Universitário ou Universidade). O ato de tais institutos não revelarem a Instituição de Ensino Superior certificadora tem se tornado uma prática comum. O instituto que estiver nesta condição também está cometendo ato ilícito, podendo ser indiciado judicialmente por fraude, falsidade ideológica e propaganda enganosa. Ainda o curso inteiro corre o risco de ser invalidado. Se você for pego com um certificado irregular, terá que refazer todo o curso novamente, e provavelmente perderá sua habilitação profissional neste meio tempo.

Todo cuidado é pouco na escolha da pós

Portanto, é muito importante que você pesquise antes de realizar um curso de pós-graduação. Pesquise se o Instituto de Pós Graduação que possui parceria com uma IES que cadastrou devidamente o curso de especialização lato-sensu no E-MEC. Somente desta maneira o certificado tem validade perante o MEC e demais órgãos públicos. Isso é a garantia que você poderá exercer seus direitos como profissional formado.

Uma pós-graduação cadastrada no E-MEC valida sua formação profissional, garantindo que você se filie a órgãos de classe e exerça sua profissão.

Pós nas modalidades: Presencial, Semi-Presencial, EAD, Online e MBA

O MEC reconhece apenas 2 modalidades: Presencial ou EAD. Não existe a modalidade de pós Semi-Presencial, a oferta deste modelo é considerada irregularidade perante o MEC. Já o MBA (Master Business Administration) é uma especialização na área de negócios. Portanto, o MEC compreende que uma pós-graduação MBA tem tão somente a finalidade de formar profissionais para a área de negócios. Assim sendo, o termo MBA não tem sentido quando utilizado para especialização da saúde, medicina, física, engenharia, artes, direito, pedagogia e etc. Acesse o link TUDO SOBRE PÓS SEGUNDO O MEC, para obter mais informações sobre o tema.

Há mais de 100 mil vagas ofertadas de cursos de pós-graduação EaD na área da saúde no Brasil, mas eles não são aceitos pela maioria dos conselhos federais e regionais de saúde do país. Tais órgãos fiscalizadores manifestaram-se contra os cursos à distância, apontando a ausência de condições de ambiente e aprendizagem de prática. No início deste ano, representantes de 14 destes conselhos profissionais, se reuniram para se manifestarem contra a educação EAD, propondo alterações nas regulamentações baixadas pelo MEC.

A posição deles é contrária a qualquer flexibilização da legislação vigente no sentido de favorecer a proliferação dos cursos EAD na Saúde. E tentam buscar junto ao Ministério da Educação a exclusão da formação de nível técnico e superior dessa área por meio de EAD. Segundo eles os profissionais da área da saúde tem que ter habilidade teórico-práticas e relacionais que não podem ser desenvolvidas sem contato humano ao longo da formação.

Os conselhos deixaram bem claro que a defesa do ensino presencial e de qualidade é uma prioridade e que todos os cursos, sejam tecnólogos, graduações ou pós-graduações Ead devem ser banidos.

Portanto, é importante destacar dois pontos que você deve ter em mente no momento de optar por uma sólida instituição educacional que oferta o seu curso de pós-graduação:

  1. O curso deve ser cadastrado no E-mec;
  2. Cursos Ead não são bem vistos pelos conselhos de classe.

Em um próximo artigo falaremos sobre os pontos positivos que você deve buscar ao pesquisar um curso de pós-graduação e quais aspectos observar sobre a instituição educacional que oferece o curso.

 

Pós Biomedicina Estética
Assessoria de Imprensa | Blog Biomedicina Estética

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.